Economia Criativa - Definição
Criei este blog com o intuito de compreender a nova economia do século 21, a chamada Economia Criativa, divulgar o assunto, compartilhar e trocar ideias sobre esse novo setor que tanto valoriza a criatividade, a genialidade e o talento individual.
Para iniciar segue um texto que explica o conceito de economia criativa e o que dizem alguns “estudiosos” sobre o assunto.
Antes chamada de economia do conhecimento a primeira definição foi
desenvolvida pelo autor inglês John Howkins no livro “The Creative
Economy”, de 2001, são os resultados de indivíduos exercitando a sua
imaginação e explorando (ou precavendo-se de que outros venham a
explorar) seu valor econômico.A
Economia Criativa é uma análise abrangente da nova economia, baseada em
pessoas criativas, indústrias criativas e cidades criativas. John Howkins começa com a criatividade individual de cada pessoa e explora o desenvolvimento auto-identidade, arte, negócios, sociedade e global.
Um conceito, trazido em publicação da National Academy of Sciences dos Estados Unidos, sob o título “Beyond Productivity: Information, Technology, Innovation and Creativity”, editado em 2003, descreve o seguinte conceito: “Práticas de criatividade cultural também corroboram para a fundação das assim chamadas “Indústrias Criativas”, que buscam lucratividade da produção, distribuição e licenciamento.
Outros conceitos recentes foram trazidos pelo autor norte-americano, da Universidade de Carnegie Mellon, Richard Florida, quem escreveu “The Rise of the Creative Class” em 2002 e “The Flight of the Creative Class” em 2005.
Richard Florida adota o conceito da “Economia Criativa”, discorrendo sobre aspectos educacionais e sócio-culturais que contribuem para atrair talentos relacionados à “Economia Criativa”. Seu conceito é amplo, abrangendo sob a “Economia Criativa” todos os profissionais que oferecem serviços baseados no conhecimento.
Considerando o fato de que cada organização ou país desenvolve diferentes amplitudes para o tema, nossa visão é de que “Economia Criativa” deve obrigatoriamente incluir todos os serviços relacionados ao conhecimento e à capacidade intelectual, não se limitando, apenas, às chamadas “Indústrias Criativas” ou “Indústrias Culturais”, portanto, não se restringindo a aos conceitos originais de Direitos Autorais, Patentes, Marcas Comerciais e Design.
No âmbito do Instituto da “Economia Criativa”, ideias, imaginação, criatividade e inovação aplicam-se a quaisquer segmentos da economia, ou seja, a qualquer atividade econômica.
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